Para submissão, periódicos científicos solicitam uma lista de 3 a 8 palavras-chave (key words ou keywords*), geralmente selecionadas pelos próprios autores e que representam os tópicos principais discutidos no estudo.
Estas palavras-chave são frequentemente utilizadas para fins relacionados à própria submissão (como parear o manuscrito com o editor apropriado ou identificar revisores). Porém, quando cuidadosamente selecionadas, as palavras-chave podem aumentar a visibilidade do seu artigo por otimizar a indexação pelas ferramentas de busca (SEO).
Dicas para a escolha de palavas-chave (key words ou keywords) efetivas em artigos científicos
(1) Liste os termos mais importantes que refletem o conteúdo do seu artigo e exclua os mais gerais ou amplos, que se aplicam a milhares de estudos. Ex.: para um estudo que envolve angiorresonância, ao invés de coração/heart ou método de imagem/imaging method, escolha angiografia por ressonância magnética/magnetic resonance angiography.
(2) Analise a partir da perspectiva dos futuros leitores do seu artigo (para leitores em qual área o seu artigo será importante?) e utilize termos específicos desta área.
(3) Inspire-se nas palavras-chave utilizadas nos principais artigos citados no seu estudo.
(4) Evite abreviaturas, a menos que estejam definidas no MeSH ou DeCS. Ex.: angiografia por MRI/MRI angiography.
(5) Não utilize termos que não sejam citados (ou sejam citados poucas vezes) no seu artigo, um sinal de que os termos não refletem bem o conteúdo do artigo.
(6) Escolha termos utilizados consistentemente em todo o manuscrito (título, resumo, texto principal e tabelas/figuras). Ex.: se você optou pela abreviatura MRI para se referir a magnetic resonance imaging em todo o manuscrito, opte também por esta abreviatura (listada no MeSH e DeCS) também nas palavras-chave.
(7) Para artigos em inglês, as palavras-chave devem ser selecionadas a partir do MeSH (Medical Subject Headings), lista de vocabulários publicada pela National Library of Medicine (EUA) para indexação de artigos na PubMed. Para periódicos publicados no Brasil e em português, as palavras-chave podem ser obtidas a partir do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde). Palavras-chave obtidas destas listas de vocabulário garantem o uso de termos comuns em publicações científicas, facilitando buscas na literatura.
*Ambas as grafias – key word ou keyword – são corretas em inglês para se referir a palavra-chave; entre ambas, keyword é a mais utilizada.
Quero agradecer o artigo, pra mim que estou começando agora, está sendo muito importante.
Exatamente o que eu estava procurando obrigada!
Sugestões muito boas, recomendo!
Muito bom seu artigo. Parabéns!
Excelente, exatamente o que eu precisava, obrigado!